04.
Notícias

Maior Festival do Bacalhau do país realiza-se de 12 a 16 de agosto

De 12 a 16 de agosto, o Município de Ílhavo volta a ser o anfitrião daquele que é o maior Festival de Bacalhau do país. Durante cinco dias, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau levam ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, as mais deliciosas receitas de bacalhau, confecionadas por dez associações locais.

O “rei” da festa, claro está, volta a ser o “fiel amigo”. No entanto, ir ao Festival do Bacalhau é muito mais do que comer bacalhau – à semelhança da edição do ano passado, nos cinco dias do festival. Haverá inúmeras atividades a decorrer durante todo o dia, em diferentes locais do Jardim Oudinot e para diversos públicos.

De manhã à noite, há mais de 100 ações a decorrer, entre sessões de showcooking, degustações de vinho, azeite e sal, concursos, workshops, mostras de artesanato, exposições, visitas ao Navio Museu Santo André, atividades desportivas, como a II Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo e a VII Corrida Mais Louca da Ria. Tal como no ano passado, há um vasto programa dirigido às crianças e famílias, no Cais das Brincadeiras.

Com o pôr-do-sol chega a animação musical, num palco situado junto aos bares, onde atuam novas bandas do panorama musical português. Depois de jantar, já no palco principal, as noites serão “aquecidas” com os espetáculos de Rouxinol Faduncho, Os Azeitonas, GNR, Sérgio Godinho e Diogo Piçarra. As noites terminam com concertos intimistas e inesquecíveis no porão de bacalhau do Navio Museu Santo André e, em simultâneo, ao ar livre, nos bares do festival, que este ano servirão petiscos, como derivados de bacalhau e conservas.

Anualmente, o Festival do Bacalhau traz ao Jardim Oudinot dezenas de milhares de pessoas, sendo já um acontecimento incontornável na região e no país. O evento, que vai na sua oitava edição, contribui de forma muito relevante para a divulgação dos principais valores do Município de Ílhavo e da Região, constituindo ainda uma importante mais-valia para a dinamização da economia local. A entrada no festival é gratuita, tal como nas sete edições anteriores.

Siga a par e passo todas as atividades do festival através da pagina do Facebook do Festival ou aceda ao programa completo aqui

voltar