A II Mostra de Doçaria Conventual, Ovos Moles e produtos da Ria de Aveiro decorre, de 22 a 24 de novembro, no Museu de Aveiro, como forma de assinalar a proteção comunitária de Ovos Moles de Aveiro – Indicação Geográfica Protegida (IGP).
A iniciativa, promovida pela APOMA – Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro e pela Câmara Municipal de Aveiro, conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, através do Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro (PAPERA 2013) e da Campanha Promocional de Produtos da Ria de Aveiro.
A II Mostra irá reunir dezenas de produtores durante um fim de semana que integrará no programa o showcooking com o Chef Ricardo Costa, Chef Executivo no “The Yeatman Hotel”, com duas estrelas Michelin, que apresentará a ‘Ementa Ria de Aveiro’, confecionada com os produtos da Região.
Os Ovos Moles de Aveiro são o primeiro doce de origem conventual a ser qualificado no espaço comunitário e o primeiro em Portugal, incentivando e promovendo outros produtos tradicionais que têm demonstrado a sua qualidade ao longo de gerações. Esta certificação pode ainda servir de estímulo para a criação de agrupamentos de produtores para qualificarem o seu produto.
A Mostra de Doçaria de Aveiro contempla várias atividades paralelas como jornadas técnicas e exposições.