O Evento «Ria de Aveiro Weekend», que decorreu de 21 a 23 de junho, revelou as potencialidades económicas e turísticas da Região e assumiu-se como um dos principais eventos de animação turística de pré-época alta.
O programa de atividades arrancou com o workshop «Produtos e Novos Usos da Ria de Aveiro», realizado no dia 21 de junho, na Universidade de Aveiro, com a divulgação de alguns dos produtos diferenciadores da Ria de Aveiro, nomeadamente as macroalgas marinhas para uso alimentar, cosmético e farmacêutico, o sal marinho artesanal, a salicórnia, o arroz de Salreu, a raça bovina Marinhoa, entre outros.
Primeiros contratos de adesão à Campanha Ria de Aveiro
Durante a sessão, na Universidade de Aveiro, teve lugar a assinatura dos primeiros contratos de adesão à campanha da Ria de Aveiro, bem como de alguns protocolos de colaboração com diferentes associações regionais, entre as quais a Associação de Artesãos da Região de Aveiro – A Barrica e a APOMA – Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro. Entre as empresas aderentes destaque para a Ilha dos Puxadoiros/Canal do Peixe e a ALGAplus, bem como para a Secção de Remo do Clube Os Galitos.
No âmbito da campanha, o selo da “Ria de Aveiro” será utilizado pelas empresas e entidades a quem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CI Região de Aveiro), no quadro da ação do “GAC-RA, Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro”, confere o direito de adesão ao projeto e destina-se a valorizar os produtos da pesca, aquicultura e salgado da Ria de Aveiro, bem como os serviços turísticos, culturais e de lazer que lhe estão associados.
Com a adesão ao projeto, as empresas ganham o direito de utilizar o logótipo “Ria de Aveiro” na sua atividade comercial e assumem a responsabilidade de aprofundar questões ligadas com a produtividade, a motivação dos trabalhadores e a responsabilidade social.
Depois do workshop sobre os produtos da Ria de Aveiro, os dias 22 e 23 de junho foram marcados pela iniciativa âncora de todo o fim de semana, mais ligada ao turismo. Com efeito, a “Grande Regata de Moliceiros da Ria de Aveiro 2013” mereceu o aplauso de muitas centenas de pessoas que participaram e assistiram ao evento.
O Ria de Aveiro Weekend pretende posicionar-se como um dos principais eventos de animação turística de pré-época alta, com caráter regional, tendo como principal objetivo o de dinamizar e desenvolver a atividade económica associada à Ria de Aveiro e diversificar a oferta, com vista à captação de diferentes públicos-alvo, envolvendo os agentes e seus representantes, e as entidades públicas e privadas que desenvolvam atividade no setor turístico e cultural.
Campanha de promoção da Ria de Aveiro
O Ria de Aveiro Weekend constitui uma das ações da campanha de promoção da Ria de Aveiro a decorrer no mercado ibérico, principalmente em Portugal e no Norte de Espanha até 2014, e cofinanciado pelo Programa Operacional Pesca 2007/2013 (PROMAR), pela CI Região de Aveiro (e os seus onze Municípios associados) e pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP).
Para o presidente da CI Região de Aveiro, Engº Ribau Esteves, a campanha pretende que “a região passe a receber mais turistas e que as empresas vendam mais. Desta forma, será possível elevar o nível de vida das populações locais, aumentar a atratividade do território e estimular as atividades do setor das pescas e das múltiplas atividades características da Região e da Ria de Aveiro.”